À primeira vista, a disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo da FIFA 2010 pode parecer uma tarefa ingrata, mas, muitas vezes, acontece exatamente o contrário. Do ponto de vista alemão, basta lembrar 2006 e a festa da vitória depois do triunfo germânico sobre Portugal por 3 a 1 na cidade de Stuttgart.

Algo parecido aconteceu na Itália, em 1990, quando a Azzurra venceu a Inglaterra por 2 a 1 após ter sido derrotada pela Argentina na semifinal. As surpreendentes Turquia (2002), Croácia (1998) e Suécia (1994) coroaram as suas campanhas com a conquista da medalha de bronze naquelas edições da Copa do Mundo da FIFA. Isso sem contar o fato de que, sem as pressões da mídia e da torcida, as equipes costumam jogar um futebol mais leve e solto, proporcionando muitas vezes um grande espetáculo de muitos gols e belas jogadas.  


O jogo

Uruguai x Alemanha, decisão do terceiro lugar, Estádio Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, sábado, 10 de julho, 20h30 (15h30 em Brasília, 19h30 em Lisboa)


Esta não é a primeira vez em que Uruguai e Alemanha se enfrentam na decisão do terceiro lugar de uma Copa do Mundo da FIFA. O duelo aconteceu pela primeira vez no México, em 1970, perante mais de 100 mil espectadores. A Alemanha tinha sido derrotada pela Itália na semifinal e o Uruguai amargara uma derrota por 3 a 1 para o Brasil, que viria a conquistar o tricampeonato mundial. A partida acabou sendo decidida com um gol de Overath, que deu a medalha de bronze aos alemães como um bom presságio para o título mundial que seria obtido quatro anos depois. Na história do confronto direto, foram seis vitórias da Alemanha, dois empates e apenas uma vitória do Uruguai, que ocorreu nos Jogos Olímpicos de 1928, quando a Celeste acabou conquistando o título.  

O Uruguai, por sua vez, faz a sua melhor campanha desde o Maracanazo de 1950 no Brasil e superou todas as expectativas da sua fanática torcida. O objetivo agora é terminar o torneio com uma bela vitória sobre a Alemanha. O artilheiro Luis Suárez volta à equipe depois de ter cumprido suspensão automática, o capitão Diego Lugano deverá retornar devidamente recuperado da contusão no joelho e o artilheiro Diego Forlán, com quatro gols já marcados, está pronto para jogar, mesmo porque ainda tem esperanças de conquistar a Chuteira de Ouro adidas.

Na Alemanha, que disputa o seu 99º jogo na história da Copa do Mundo da FIFA, todos os holofotes estão voltados para Miroslav Klose — se ele fizer mais um gol, igualará o recorde do brasileiro Ronaldo, que ostenta 15 gols marcados em Mundiais. Porém, Klose não está garantido, pois sente dores na coluna vertebral e é dúvida para o técnico Joachim Löw, assim como Mesut Özil (dores musculares) e Sami Khedira (panturrilha). Por outro lado, há a expectativa do aproveitamento na equipe titular de jogadores como Serdar Tasci, Dennis Aogo e Stefan Kiessling. 


O duelo

Miroslav Klose x Diego Forlán


Ambos já marcaram quatro gols e podem conquistar a Chuteira de Ouro adidas. Além disso, como já mencionado, Klose pode alcançar ou até quebrar o recorde mundial de gols marcados na história da Copa do Mundo da FIFA. É de se esperar, portanto, que os dois artilheiros busquem o gol como nunca.


O número
10 — Uma prorrogação é improvável, já que as últimas dez partidas da Alemanha terminaram todas tendo um vencedor. É bem possível, portanto, que não haja um empate entre as duas equipes.



O que eles disseram

"Em primeiro lugar precisaremos superar a decepção pela derrota contra a Espanha e preparar todos os jogadores para encarar com seriedade este compromisso. Queremos terminar bem a competição porque, apesar da derrota na semifinal, fizemos uma bela campanha. Estou muito orgulhoso com o desempenho da minha equipe." Joachim Löw, técnico da Alemanha

"Será um jogo muito difícil. Vamos jogar com o mesmo entusiasmo e comprometimento que mostramos contra a Holanda. Não temos garantias que vamos vencer, mas vamos lutar até a morte. A nossa tarefa é conquistar a medalha de bronze. Conheço bem o selecionado alemão e sei que não vai ser fácil. Precisaremos lutar muito para vencer." Oscar Tabárez, técnico do Uruguai.

As uruguaias esbanjaram sorrisos antes da partida