Vindo de uma apresentação convincente no empate contra o Flu e com campanha de G-4 no segundo turno, o Bahia certamente repetiria seu time para o jogo desta quitna-feira, 9, contra o Santos. Era o que se esperava, mas o técnico Gilson Kleina resolveu mudar. Com as entradas de Fahel e Léo Gago nos lugares de Uelliton e Diego Macedo, o Tricolor caiu muito de rendimento e viu sua série de embates sem derrota ruir diante do Santos: 1 a 0 na Vila Belmiro.
O resultado fez o Esquadrão, que ainda perdeu chances claras de marcar, cair para 16º no Brasileirão, a um ponto da zona de rebaixamento. No domingo, a equipe encara, na Arena Fonte Nova, a Chapecoense, que a ultrapassou nesta quinta ao golear o Inter, em casa: 5 a 0.
Surpreendente, a escalação promovida por Kleina trouxe problemas ao Bahia logo no início do jogo. Com um minuto de bola rolando, Geuvânio e Leandro Damião já haviam perdido chances. Recuados, os volantes Fahel e Léo Gago excluíam a possibilidade de a equipe fazer uma marcação mais alta e prejudicavam a saída de bola. Assim, ficou fácil para Leandro Damião marcar de cabeça, após cruzamento de Patito, aos 10 minutos. A bola ainda bateu no atrapalhado zagueiro Demerson antes de entrar.
E o jogo se arrastou até o fim de forma inusitada. Mesmo atuando muito mal e correndo risco de levar mais gols, o Bahia assustou em várias oportunidades o desorganizado Santos.Aos 28 do primeiro tempo, Rafael Miranda mandou para fora com o goleiro adversário caído no chão. Na etapa complementar, a equipe veria cair em seu colo outras duas chances de ouro de empatar a partida. Antes delas, aos 17 minutos, o meia Marcos Aurélio - que substituiu Léo Gago no intervalo - bateu falta de muito longe e contou com desvio para acertar a trave.
Nos minutos finais, veio a desesperada pressão tricolor em dois lances de bola parada. Aos 46, Emanuel Biancucchi cobrou escanteio fechado, com muito veneno, e a bola sobrou para Demerson, que errou. Logo depois, em outro escanteio, Kieza desperdiçou de cabeça bom cruzamento de Marcos Aurélio.
Na entrevista coletiva após o apito final, Kleina falou sobre a situação do elenco, com dois meses de atraso nos salários: "Quando vencemos Sport e Flamengo, já havia o atraso. Ou seja, não é desculpa".
Santos 1 x 0 Bahia - 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos-SP
Quando: quinta-feira, 9, às 19h30
Quando: quinta-feira, 9, às 19h30
Gol: Leandro Damião, aos do 1º T, para o Santos
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor (trio gaúcho)
Cartões amarelos: David Brz (S) e Kieza (B)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor (trio gaúcho)
Cartões amarelos: David Brz (S) e Kieza (B)
Renda: R$ 142.420,00
Público: 6.184 pagantes
Público: 6.184 pagantes
Santos - Vladimir, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Caju; Arouca, Souza e Lucas Lima; Geuvânio (Rildo), Leandro Damião (Leandrinho) e Patito Rodriguez (Gabriel). Técnico: Enderson Moreira.
Bahia - Marcelo Lomba, Railan, Lucas Fonseca, Demerson e Pará; Fahel ,9 diego Macedo), Rafael Miranda, Léo Gago (Marcos Aurélio) e Emanuel Biancucchi; Kieza e William Barbio (Maxi Biancucchi). Técnico: Gilson Kleina.