Atuando no interior paulista, o Bahia conseguiu um resultado digno de um time que merece aparecer na elite do futebol brasileiro. Mesmo em um Moisés Lucarelli lotado, o time teve paciência e equilíbrio para, com um homem a mais, virar o placar sobre a Ponte Preta e fazer 2 a 1 neste sábado. Com o resultado, o Tricolor assume a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.
A Ponte dominou o primeiro tempo, abriu o placar com Reis e, apesar da expulsão de Naldo, por pouco não aumentou a vantagem, com grande domínio das ações. No segundo tempo, o Bahia mostrou eficiência para, aos poucos, encurralar o rival e alcançar a virada com gol de Ávine e Jancarlos - em uma excelente cobrança de falta. A equipe agora soma 40 pontos.
A derrota tira a Ponte Preta, que chegou a ser vice-líder, até mesmo da zona de acesso da Série B: com 37 pontos, o time cai para a quinta colocação, empatado com o América-MG, mas com piores índices de desempate.
Na próxima rodada, o Bahia vai defender a posição de melhor time da Segunda Divisão contra o ameaçado Vila Nova. A partida está marcada para as 19h30 (de Brasília) da terça-feira, no Estádio Pituaçu, em Salvador (BA). No mesmo dia e horário, a Ponte Preta tem duelo paulista para retomar a luta pelo G-4 e pela liderança. O adversário será o Guaratinguetá, no Estádio Dario Rodrigues Leite.
O jogo - O primeiro tempo da Ponte Preta no Moisés Lucarelli foi de muita entrega e raça. A equipe empolgou seu torcedor em busca da liderança da Segundona e a festa nas arquibancadas lotadas se intensificou ainda mais aos sete minutos. Guilherme cruzou rasteiro pela direita e Reis aproveitou para se antecipar à zaga, desviando de primeira para o gol.
A estabilidade do anfitrião foi ameaçada aos 25 minutos, quando Adriano, do Bahia, recebeu pela esquerda do ataque e avançou em velocidade. Sem rapidez para acompanhar o rival, Naldo fez falta dura por trás e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando a Ponte Preta com um homem a menos. Mesmo com a expulsão, a Macaca manteve a postura em campo e dominou a partida.
Reis ainda perdeu a chance de anotar o seu segundo gol aos 28 minutos. Bruno Collaço fez o desarme no campo de defesa e acertou longo lançamento para o atleta, que avançou em direção ao gol, mas errou na finalização. A bola passou à direita do gol, rente à trave da meta defendida por Fernando. Para infelicidade dos ponte-pretanos, o anfitrião não conseguiu manter a pegada no segundo tempo.
Nove minutos após o intervalo, Ávine recebeu no campo de ataque e avançou em velocidade rumo ao gol. Na intermediária, aproveitou brecha na defesa para bater forte, estugando as redes de Eduardo Martini e empatando o duelo. O Bahia então cresceu no duelo e fez valer a vantagem numérica, acuando a Ponte Preta em seu campo de defesa - nem mesmo a força da torcida conseguiu reverter a situação.
Aos 16 minutos, Leandro Silva errou feio ao tentar afastar de cabeça um cruzamento. Jael aproveitou a furada para bater no canto direito, mas a bola passou raspando a trave. Aos 21, o poste salvou a Macaca: Jael invadiu a área, passou por Guilherme e bateu com força, mas a bola desviou na zaga e subiu. Adriano teve reflexos rápidos e cabeceou, explodindo a pelota no travessão.
Aos 32 minutos, o Tricolor finalmente conseguiu a virada. Jancarlos cobrou falta da intermediária pelo lado direito e, com perfeição, mandou a bola no ângulo direito de Eduardo Martini, que previa um cruzamento e acabou surpreendido. Nesse ponto do confronto, a força da Ponte Preta já não era a mesma e a equipe tentou, mas não conseguiu evitar o frustrante resultado.
Ponte Preta 1x2 BahiaEstádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Ponte Preta: Eduardo Martini; Guilherme, Naldo, Leandro Silva e Bruno Collaço; Pirão (Pablo Escobar) , Josimar, Souza e Ivo (Eduardo); William (Moacir) e Reis. Técnico: Jorginho.
Bahia: Fernando; Jancarlos, Vagner, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Bruno Octávio (Morais), Hélder e Ananias (Rodrigo Gral); Adriano (Diego Corrêa) e Jael. Técnico: Márcio Araújo.
Bahia: Fernando; Jancarlos, Vagner, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Bruno Octávio (Morais), Hélder e Ananias (Rodrigo Gral); Adriano (Diego Corrêa) e Jael. Técnico: Márcio Araújo.
Gols: Reis (aos 7 min do 1º tempo) para a Ponte Preta; Ávine (aos 9 min do 2º tempo) e Jancarlos (aos 32 min do 2º tempo) para o Bahia.
Cartões amarelos: Naldo (Ponte Preta); Jancarlos e Vagner (Bahia).
Cartão vermelho: Naldo (Ponte Preta).
Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS).
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e João L. Monteiro de Souza Jr. (RS).
Cartões amarelos: Naldo (Ponte Preta); Jancarlos e Vagner (Bahia).
Cartão vermelho: Naldo (Ponte Preta).
Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS).
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e João L. Monteiro de Souza Jr. (RS).
- PosiçãoPGJVEDGPGCSG
- 1º40221246382612
- 2º4022124632266
- 3º39221165432122
- 4º3722114728217
- 5º37221075302010