GINOESPORTES.COM.BR

2015/05/03

O impossivel aconteceu naturalmente

O Bahia venceu o Vitória da Conquista e sagrou-se campeão baiano de 2015, na tarde deste domingo (3), na Arena Fonte Nova. O placar de 3 a 0 que parecia impossível aconteceu de forma tão natural ainda no 1º tempo, que o bloco ofensivo tricolor tratou de fazer mais três e fechar a goleada em 6 a 0. Os gols foram marcados por Robson, Bruno Paulista, Kieza (2) e Souza (2), três no 1º tempo e três no 2º tempo, para sacramentar o bicampeonato baiano após 23 anos. O Vitória da Conquista teve a invencibilidade no certame quebrada de forma inacreditável. 
  1º tempo – Ciente da necessidade de vencer a partida por 3 a 0 para conquistar o título baiano, o tricolor começou a partida em ritmo acelerado e partiu para cima do Bode, que se manteve no campo defensivo. Aos 8’ o Bahia chegou com perigo no chute de Tiago Real. A bola resvalou na defesa do Conquista e foi para a linha de fundo.
Gol! Na cobraça no escanteio, Viáfara sai de soco, mas não afasta a bola. Em novo trabalho de ataque tricolor, a bola volta a sobrar na área, desta vez com Robson que empurra para o fundo da rede. Gol! Somente cinco minutos após o primeiro gol, Bruno Paulista ampliou o placar e colocou o Bahia em condições de brigar pelo título. Novamente Viáfara afasta a bola de soco, mas no rebote, o volante improvisado na lateral-esquerda encheu o pé, de fora da área. O Esquadrão manteve a pressão em cima do Bode, aos 18’ Kieza driblou Viáfara, mas ficou sem ângulo para chutar e tenta passar para Maxi. Fernando Belém faz o corte.
Aos 19’ Kieza volta a desperdiçar nova oportunidade de fazer o placar do título ao receber a bola na esquerda, livre de marcação e chutar cruzado para fora. Gol! Aos 23’ o Bahia encaixou novo contra-ataque com Maxi Biancucchi que deixou a bola com Souza, que de frente com Viáfara rolou para Kieza, com açúcar e com afeto, livre e na marca do pênalti para marcar o gol que pode ser do título. Após o 3º gol tricolor, Viáfara reúne a equipe do Bode para pedir calma e parece ter surtido efeito, o Conquista começou a tocar melhor a bola e chegar em jogadas aéreas na área do Bahia. 

Em novo contra-ataque, o Bahia trocou passes do campo defensivo ao ataque até Kieza fazer o corta luz para batida seca de Zé Roberto. Viáfara faz defesa em dois tempos, aos 38’. Até o final da etapa inicial, o Vitória da Conquista tentou pressionar o Bahia, que continuava saindo bem nos contra-ataques, mas sem nenhuma jogada contundente. 2º tempo – O Vitória da Conquista voltou melhor para o 2º tempo e igualou as ações do jogo. O Bahia manteve a postura do contra-ataque e marcação sob pressão para anular os lances do Bode. Aos 10’ o Bahia volta a chegar perigosamente no ataque com Maxi Biancucchi, que passa para Zé Roberto finalizar colocado para excelente defesa de Viáfara. Pênalti! Zé Roberto dribla Fausto na entrada da área, mas é derrubado pelo zagueiro quando avança em direção ao gol, aos 15’. 
Gol! Souza amplia a vantagem tricolor em cobrança de pênalti. Viáfara ficou parado. A pressão tricolor continuou. Aos 22’ a bola chegou a entrar no gol após chute de Tiago real, mas como a bola havia resvalado em Maxi, impedido, o gol foi anulado. Aos 23’, Tony chuta da entrada área para boa defesa de Viáfara. Pênalti! Diego Aragão mete a mão na bola após cabeceio de Maxi e recebe cartão vemelho, aos 25’. Gol! Souza parte para a cobrança novamente, desloca o goleiro Viáfara, e faz o 5º gol tricolor na Arena Fonte Nova. O Bahia passeou em campo, com um jogador a mais e o Vitória da Conquista completamente perdido em campo. Aos 38’ Willians Santana recebe cruzamento de Rômulo e isola a bola. Gol! Kieza dribla Viáfara após ter recebido belo passe de Rômulo e empurra para o fundo do gol para selar o triunfo tricolor aos 39’. O Bahia continuou pressionando o Bode que se mantinha na postura defensiva até o apito final de Jaílson Macedo. Jogadores do Bahia comemoram, enquanto atletas do Bode deixam campo tristes.
Ficha Técnica:
Campeonato Baiano – Final [Volta]

Bahia 6 x 0 Vitória da Conquista
Local: Arena Fonte Nova – Salvador
Data: 03/05/2015
Horário: 16h
Árbitro: Jaílson Macedo de Freitas
Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias
Cartões amarelos: Bruno Paulista, Zé Roberto, Tiago Real e Rômulo (Bahia); Tatu e Fausto (Vitória da Conquista)
Cartões vermelhos: Diego Aragão
Gols: Robson, Bruno Paulista, Kieza (2x) e Souza (2x) (Bahia)

Bahia: Jean ; Tony, Robson, Titi e Bruno Paulista; Wilson Pittoni, Souza, Tiago Real; Maxi Biancucchi (Rômulo), Zé Roberto (Willians Santana) e Kieza (Mateus). Técnico: Sérgio Soares.
Vitória da Conquista: Viáfara; Apodi, Fernando Belém, Silvio e Matheus Leoni; Fausto (Erivelton), Maicon, Diego Aragão e André Beleza (Kaká); Carlinhos (Rafamar) e Tatu. Técnico: Evandro Guimarães