GINOESPORTES.COM.BR

2010/03/03

Sapatão um treinador de primeira



Élcio Nogueira da Silva, o sapatão, foi outro grande zagueiro tricolor dos anos 70. Sapatão tinha fama de violento, pois jogava com muita raça e determinação. Era o verdadeiro xerife tricolor. Uma história engraçada envolvendo o jogador aconteceu num jogo entre Bahia e Santos na Fonte Nova. Conhecendo a fama de violento de Sapatão, Pelé pediu que funcionários dos Santos fizessem uma pesquisa sobre a vida do zagueiro. Antes da partida, o Rei do Futebol conversou com Sapatão, o elogiando bastante, dizendo que deveria ser convocado para a seleção brasileira e ainda citou nominalmente vários parentes de Sapatão. Lisongiado, Sapatão não marcou Pelé com a sua virilidade habitual e o Rei marcou 3 gols na vitória do Santos.
                                                                                                        
 
[qfl_5441.jpg]
[15.jpg]



Biografia 


  Élcio Nogueira da Silva ou Sapatão era um folclórico zagueiro carioca que atuou na Bahia por grande parte da sua carreira. Nascido em Campos, estado do Rio de Janeiro. O ex-atleta fez apenas duas partidas com a camisa do Fla entre os anos de 1967 e 1968.
Considerado pouco habilidoso, o ex-zagueiro O ex-zagueiro era compensado pela eficiência no setor defensivo, foi assim que Sapatão chamou a atenção do Fluminense BA depois de uma partida que disputou contra o clube do interior Baiano e foi contratado pelo mesmo para disputar a temporada de1968. Naquele ano Sapatão se destacou e foi campeão estadual defendendo as cores do Touro do Sertão.
Depois Sapatão esteve no Santa Cruz, mas marcou história mesmo no Bahia, onde ganhou a alcunha de xerife da Fonte Nova.
Um episódio curioso da carreira de Sapatão, aconteceu quando o Santos de Pelé enfrentou o Bahia naFonte Nova. Receoso da fama do Zagueiro, Pelé solicitou que fosse feita uma pesquisa prévia a respeito da sua vida. Segundo narração do próprio ex-zagueiro, antes da partida o craque foi ao seu encontro, e tratou nominalmente quase toda a sua família perguntando por cada um e afirmando que ele deveria ser o zagueiro da Seleção Brasileira. Ainda segundo o próprio Sapatão, naquele jogo ele manteve com Pelé o respeito que não tinha com nenhum outro atacante. O resultado foi uma confortável vitória do Santoscom gols do esperto Edson Arantes do Nascimento
Atualmente Sapatão é treinador no estado da Bahia, tendo passagem por equipes como ItabunaAtlético de AlagoinhasFluminense de Feira e o próprio Bahia.  

Depois de pedir demissão após conseguir o feito de classificar de maneira surpreendente o Camaçari, o treinador Sapatão já tem novo emprego. O comandante acertou com o Juazeirense, que irá disputar a segunda divisão baiana.

O Juazeirense estreia na segunda divisão no dia 04 de abril jogando contra o Catuense, no estádio Antonio Carneiro, em Alagoinhas.

Nenhum comentário: