GINOESPORTES.COM.BR

2010/01/05

BASTIDORES DA POLITICA


Procissão de padroeiro reúne mais de 10 mil em Camaçari 




 Uma grande procissão seguida de missa campal e quermesse, na Praça Desembargador Montenegro, Centro, marcaram segunda-feira (7), o encerramento dos festejos religiosos em louvor a São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari. A festa, que este ano discutiu o tema "Em missão permanente e a serviço da vida", começou no dia 29 de dezembro, com os ritos e cantos do novenário em homenagem ao santo de origem inglesa.
A procissão, acompanhada por cerca de 10 mil fiéis, saiu da comunidade Nossa Senhora Sant'Ana, na Gleba A, passou pela Praça da Noite e seguiu pela Avenida 28 de Setembro e zona comercial da cidade. A missa campal foi presidida pelo monsenhor Walter Andrade, reitor da Basílica do Bonfim.
A festa foi encerrada com apresentação da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), seguida de uma grande queima de fogos e quermesse. Os recursos obtidos com a comercialização dos alimentos e peças de artesanato serão empregados em obras e programas sociais da igreja, assegura padre Jorge Bonfim Costa.
Para o prefeito Luiz Caetano, a história de São Thomaz de Cantuária é um exemplo de força e luta por um mundo melhor. Essa busca, segundo ele, é perseguida pelo povo de Camaçari quando ajuda a administração a governar a cidade. Ao lado de vereadores, deputados e secretários municipais, o prefeito acompanhou os quase três quilômetros de procissão.
"A procissão de São Thomaz é uma demonstração de fé da Igreja Católica", disse o padre Adriano Graça. Um exemplo desta vontade é a aposentada Dirce Gomes Lima, 80 anos. Mesmo numa cadeira de rodas, devido a complicações provocadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), teve forças para fazer todo o percurso. Moradora do Alto da Cruz e membro da Legião de Maria, fez questão de lembrar que foi batizada, casou, batizou os oito filhos, 12 netos e dois bisnetos na Igreja de São Thomaz.
Origem inglesa - Santo de origem inglesa, São Thomaz começou a ser conhecido em Camaçari através da fé de empregados ingleses que trabalharam na linha férrea que corta o município. Devotos do santo compraram e mandaram construir um espaço para realizarem as orações. Com a mudança da sede administrativa do município, de Abrantes, o santo passou a ser cada dia mais louvado, até assumir a condição de padroeiro.
Thomaz Becket foi arcebispo de Cantuária, cidade do sudeste da Inglaterra, entre os anos de 1162 e 1170. Desavenças de ordem ideológica com o rei inglês Henrique II resultaram na condenação do religioso que se torna mártir. O arcebispo é canonizado em 1.173, e passa a se chamar de São Thomaz de Cantuária.






Igreja Matriz São Thomaz de Cantuária





São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari recebe nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro, várias homenagens, entre elas uma procissão e como esse ano é um período eleitoral o Santo terá em seu aniversário a presença de vários políticos, uns para pedir a proteção divina e outros para utilizarem o cortejo como um palanque móvel. 




O Secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, disse que “acha normal a participação de políticos na procissão, no entanto ele critica as pessoas que não vivenciam a vida do município e que caem de pára-quedas no momento religioso com a falsa ilusão de que o povo irá se iludir com sua presença repentina pelas ruas de Camaçari”. “A procissão é um momento importante para a cidade, temos que respeita-la”. 


O vereador Elinaldo (DEM) disse que vai participar da procissão com todo respeito ao sentido religioso da festa como faz todos os anos neste e em outros eventos. “Sou um homem público e sempre que posso participo dos eventos religiosos, culturais e esportivos da cidade” disse o vereador. 


Segundo Lopes o prefeito Luiz Carlos Caetano, como faz há mais de 20 anos se fará presente na procissão. 


“Junto com Caetano estará sua esposa Luiza Maia, vereadores e lideranças políticas, todos celebrando a importância da festa à São Thomaz de Cantuária sem pensamento de fazer política” disse Lopes que concluiu dizendo: “Política a gente faz todos os dias em Camaçari, a procissão é momento de homenagear o padroeiro da cidade”. 

Nenhum comentário: