GINOESPORTES.COM.BR

2010/03/26

PROFECIA DE NOSTRADAMUS



Michel de Nostredame ou Miquèl de Nostradama [1], mais conhecido sob o nome de Nostradamus, foi um apotecário e pretenso médico da Renascença que praticava a astrologia e a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI). Nasceu em 14 de dezembro de 1503 em Saint-Rémy-de-Provence; sofrendo de Epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca, morreu em 2 de julho de 1566 em Salon-de-Provence, vítima de um edema cárdio-pulmonar.



Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Escreveu um livro de centúrias, versos codificados que seriam previsões do futuro

ORIGENS
Nostradamus

Seus pais eram Jaumet (ou Jacques) de Nostredame e Reynière (ou Renée) de Saint-Rémy. Ele é o filho mais velho dos 8 filhos do casal. O nome Nostredame vem de seu bisavô judeu, que escolheu o nome de Pierre de Nostredame quando da sua conversão ao catolicismo.


BIOGRAFIA
As Profecias de Nostradamus encontram-se ligadas à história do catolicismo, nos prefácios Nostradamus aponta esta preocupação claramente. Foi considerado como homem erudito, um homem além de seu tempo e aliava-se ao fato de conhecer o latim e o grego que o possibilitava a obter conhecimentos de fontes importantes. Sua grande erudição, conhecimentos de astrologia e astronomia aliado a uma intuição, parece que permitiam um raciocínio bastante acurado a respeito do futuro. De qualquer forma, gerou um impacto em milhões de pessoas que vem se pondo em contato com seus escritos nesses quase quinhentos anos.

Teve contatos com três reis de França (Henrique II, Francisco II e Carlos IX), graças à rainha Catarina de Médicis, esposa do primeiro e mãe dos seguintes. Há indícios que tenha se formado em Medicina, mas dedicou muito do seu tempo ao estudo da Astrologia, Alquimia, Literatura e Teologia. Há rumores que, muito jovem, depois de aprender latim, grego e hebraico, começou a sua carreira como médico, permanecendo durante quatro anos em Bordeaux, onde combateu uma epidemia de peste em condições bastante precárias, mas essa mesma peste condenou-o a ficar sem família, e por isso resolveu viajar para Itália. Nos seus versos, pode-se ver citações de autores como Plutarco, Platão, Jamblico entre os filósofos gregos. Muitas destas informações foram coletadas pelo grupo "Nostradamus Research Group" abreviadamente NRG que, tendo a maioria de seus membros na Europa, pode pesquisar "in loco". Esse grupo pode aclarar muitas lendas e folclores que cercam a personalidade de Nostradamus.


Nostradamus: Retrato original de seu filho César.Casou numa pequena cidade, com uma viúva de nome Anna Gemella, de quem teve seis filhos. Foi nessa altura que começou a escrever as suas Centúrias e quando já tinha boa fama por publicar anualmente almanaques, o que fez por mais de dez anos. Almanaques estes que tinham muito de astrologia e as previsões para os próximos tempos escritas, em geral, de forma corrente. Havia sempre alguns versos que, muito mais tarde, selecionaram dos almanaques e imprimiram como livro avulso. Não foi Nostradamus que fez isso, mas certamente pessoas interessadas em fazer dinheiro que não se importaram em mutilar o escrito do sábio. Escreveu também um livro de receitas, principalmente de cosméticos. São atribuídas a ele algumas traduções. Também dentro das pesquisas do grupo NRG encontram-se a grande influência do livro de profecias Mirabilis Liber que tinha grande curso na Europa medieval e de seu amigo François Rabelais que se tornou famoso escritor.

Num curto espaço de tempo, as suas profecias tornaram-se conhecidas, com os acertos que encontravam com relação aos acontecimentos. O Rei Henrique II convidou-o a fazer uma viagem até Paris 1556 cidade que ficava distante um mês em viagem por carruagem da Provença (Salon) onde ele residia. Ele pôde conhecer seus filhos: Francisco II e Carlos IX, que se tornaram reis, mas viveram pouco e governaram sob a regência de sua mãe Catarina, com a morte do rei, três anos depois (considerada por alguns como prevista na Centúria I-35, mas o próprio Nostradamus não confirmou isso quando do falecimento do rei). De qualquer forma, essa quadra trouxe muita fama ao vidente. Estes acontecimentos que são encontrados depois do fato ocorrer são denominados encaixes pelo NRG.

A estrela de Nostradamus brilhou com maior intensidade. A sua fama de adivinho prosseguiu, ultrapassando as fronteiras do seu país natal. Era publicado na Alemanha, Áustria, Itália etc. Dizem que de todos os cantos da Europa chegavam celebridades que o procuravam para conhecer o futuro, ou simplesmente para o conhecer pessoalmente. A saúde do profeta começa a ser abalada, não acompanhando sua fama. Seus livros são editados na Itália e na Alemanha. Por conta da sua fama, muitos livros apareceram com quadras adicionais, as suas centúrias, e que não podem ser com certeza atribuídos a Nostradamus. Nessa linha de adições são famosas as edições de Seve de 1605 e de Troyes de 1611. Há pouco tempo atrás, foram encontradas declarações de um pesquisador já falecido, Daniel Ruzo, que tais edições são falsas e foram produzidas em 1649. Os argumentos dele são muito eloqüentes. As edições posteriores a esta são seguramente falsificações e na Biblioteca de Paris há inúmeras obras que querem ter o mérito de serem produzidas por Nostradamus, mas são apenas falsificações.

Sofrendo de gota e artrite, piorou em meados de 1566. No dia 1 de Julho desse mesmo ano, chama um criado e pede-lhe que arrume o quarto, dizendo: «Não estarei vivo no alvorecer do próximo dia.» E assim aconteceu.

Nostradamus morreu no dia 2 de Julho de 1566 exatamente no 183º dia contado a partir do início do ano e que corresponde à metade do ano.

Os restos mortais do profeta foram trasladados para uma outra igreja em Salon (a Igreja de São Lourenço) onde permanecem até hoje.
Com a notícia de que um asteróide pode se chocar com a Terra daqui ha 17 anos começam a surgir as especulações sobre o fim do mundo, profecias e mistérios sobre o que poderia acontecer conosco.

Os cientistas ingleses afirmaram em 24 de Julho de 2002 que um asteróide pode se chocar com a Terra em 2019. De acordo com os pesquisadores, o objeto batizado de 2002 NT7 tem 2 quilômetros de largura, e poderia devastar um continente com a força do impacto.

Alguns cientistas acreditam que o objeto não deve atingir a Terra. De acordo com o programa de Objetos Próximos à Terra da NASA atribuiu ao asteróide a classificação "1" na escala Torino de riscos de impacto, que corresponde a "episódios que merecem cuidadosa observação", mas não preocupação.

Mas, o que Nostradamus tem a ver com isso?

Selecionamos duas profecias de Nostradamus que devem ser interpretadas:

Nostradamus, Carta a Henrique II

"E a um eclipse do sol sucederá o mais escuro e o mais tenebroso verão que jamais existiu desde a criação até a paixão e morte de Jesus Cristo,
e de lá até esse dia, e isto será no mês de outubro,
quando uma grande translação se produzirá,
de tal modo que julgarão a Terra fora da órbita e abismada em trevas eternas".

Nostradamus, Centúria III, quadra 17

"Quando o sol ficar completamente eclipsado, passará em nosso céu um novo corpo celeste,
"o monstro", que será visto em pleno dia;
os astrônomos interpretarão os efeitos deste corpo de outro modo;
por isso ninguém terá provisões, em face da penúria".


Nostradamus fala de um eclipse antes do corpo celeste chegar a nossa órbita, e diz que os astrônomos interpretarão os efeitos de outra forma. Localizamos uma lista com os eclipses solares previstos para os próximos anos.

Próximos Eclipses Visíveis desde o México


25 de dezembro de 2000 - PARCIAL - 65 segundos (máximo) como PARCIAL pela manhã.

14 de dezembro de 2001 - ANULAR - 3 min 53 seg (máximo) como PARCIAL pela tarde

10 de junho de 2002 - ANULAR - 22 seg (máximo) como parcial pela tarde

8 de abril de 2005 - ANULAR/TOTAL - 42 seg. (máximo) como parcial pela tarde

20 de maio de 2012 - ANULAR - 5 min 46 seg. (máximo) como parcial pela tarde

23 de outubro de 2014 - PARCIAL - 77 segundos (máximo) como parcial pela tarde

21 de agosto de 2017 - TOTAL - 2 min. 40 seg. (máximo) como parcial ao meio dia. - E o total nos Estados Unidos.
2 de julho de 2019 - TOTAL - 4 min 32 seg. (máximo) como parcial ao meio dia. - E sua totalidade no mar


14 de outubro de 2023 - ANULAR - 5 min. 17 seg. como parcial pela manhã - ANULAR em USA, YUCATAN, CENTRO AMERICA, NORTE DE SUDAMERICA


Em 2019 teremos um eclipse total do sol no dia 2 de julho. De acordo com os cientistas, o asteróide pode colidir com a Terra em Fevereiro de 2019. Mas devemos manter nossos olhos abertos, pois a centúria de Nostradamus diz que "os astrônomos interpretarão os efeitos deste corpo de outro modo"

Não devemos nos prender apenas as profecias. Mesmo que os textos de Nostradamus possam ser interpretados de diversas formas, devemos ficar atentos às mudanças de nosso planeta e alerta aos comunicados de nossos governantes e pesquisadores.

Nenhum comentário: